quarta-feira, 12 de julho de 2006

A Man Needs A Maid

Desta poesia popular, que nos alimentou o ego e a esperança nos anos em que mais uma vez renasceu, com a já minha referida musicologia da libertação, um novo Homem, esperemos, para os séculos vindouros!
Como eu gostaria que a minha estimada colega Ana Márcia (que muito gosto me tem dado com os seus poemas, a rubricar a nossa "Literatura") começasse a perceber as minhas 'provocações' literárias, ao enunciar-lhe um rol imenso de fontes poéticas como as que 'ornamentaram' os jardins musicais dos anos 60 e 70 do século passado! Desta vez, um poema (com o respectivo fundo musical, no meu "Pode Ouvir enquanto Lê") do Neil Young (Harvest), e poderá perceber melhor (penso eu que, nesta literatura, os meus horizontes estão bem mais alargados no tempo que os seus) por que este senhor ganhou um prémio (Òscar) para a melhor composição musical ("Filadélfia"), em Holywood (a cuja cerimónia, por acaso, não compareceu ... mas isso já é outra história).
Com uma orquestração como a que acompanha a feitura do álbum, facilmente se poderá compreender que, ao contrário do que à primeira 'vista' parece (dado tratar-se de composições musicalmente não muito elaboradas, estas coisas do folk e do country-rock), grupos como o que acompanham o Neil Young (é o caso dos Crazy Horse) cedo provaram que podem realizar composições musicais com sonoridades sinfónicas - estou também a lembrar-me, por exemplo, do álbum dos Deep Purple que um dia trarei para este espaço, o 'Deep Purple in Concert', gravado no Royal Albert Hall, em Londres, com a London Symphony Orchestra: quem ouvir nem acredita!
Enjoy it ... fully, fully!

A Man Needs A Maid

My life is changing in so many ways
I don't know who to trust anymore
There's a shadow running thru my days
Like a beggar going from door to door.
I was thinking that maybe
I'd get a maid
Find a place nearby for her to stay.
Just someone to keep my house clean,
Fix my meals and go away.
A maid. a man needs a maid.
A maid.
It's hard to make that change
When life and love turns strange.
And old.
To give a love, you gotta live a love.
To live a love, you gotta be part of
When will I see you again?
A while ago somewhere I don't know when
I was watching a movie with a friend.
I fell in love with the actress.
She was playing a part that I could understand.
A maid. a man needs a maid.
A maid.
When will I see you again?

Neil Young - A Man Needs A Maid (Harvest)

Sem comentários: