sábado, 6 de janeiro de 2007

Enforcamentos democráticos ... mas onde é que eu já ouvi isto?(...)

Das últimas que têm chegado à Ilha sobre a unilateralidade da política norte-americana actual, esta parece-me a que melhor sintetiza a opinião pública mundial sobre a democracia virtual que vivemos (por um dos colunistas que considero um "profeta do contra-situacionismo"):
"Como se escreve a História
Depois da condenação à morte de Saddam Hussein no final de uma farsa judicial denunciada por associações de direitos humanos de todo o mundo e pela própria Alta-Comissária da ONU Louise Arbour, e depois do seu degradante enforcamento, o governo iraquiano decidiu agora adiar "por alguns dias" o novo e "democrático" (Bush dixit) espectáculo que anunciara para ontem o enforcamento do meio-irmão de Saddam, Barzan Al-Tikriti e de Awad Al-Bandar, ex-presidente do Tribunal Revolucionário, também eles acusados de tortura e assassínio.
Ironicamente, no mesmo dia do enforcamento de Saddam, foi divulgado um relatório do FBI sobre a prática sistemática da tortura em Guantánamo. Quem tiver curiosidade mórbida e estômago suficientes pode conhecer em http://foia.fbi.guantanamo/detainees.pdf pormenores dos tratamentos a que têm sido, às ordens de Bush, Cheney e Rumsfeld, sujeitas centenas de pessoas raptadas em vários países do mundo e levadas clandestinamente para aquela base americana. E, se além de curiosidade e estômago, tiver uma réstia de senso moral há-de perguntar-se por que motivo não são também Bush, Cheney e Rumsfeld julgados e, pelo contrário, são os juízes. E terá aprendido algumas coisas fundamentais sobre o modo como se escreve a História."
Retirado da última do JN (por António Pina)

Sem comentários: