quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O Estado é um inferno dos outros que nos pode queimar

Depois de, ontem à noite, ter dado uma aula introdutória em que falei da coisa política aos meus alunos (todos eles já adultos, do ensino recorrente nocturno), onde também lhes expliquei as eventuais causas de, nos nossos dias de preferível teledemocracia, já não haver Introdução à Política para este grupo de interessados, dou de caras com mais este postal do meu mestre JAM, onde também explica que:
(...) "É assim o homem comum dos tempos de decadência. Fecha-se sobre si mesmo, faz cálculo utilitário e procura o máximo de prazer com um mínimo de dor. Diz que a política é para os políticos, descrevendo-a como uma guerrazinha dos homenzinhos que andam lá pelas alturas. E assume o abstencionismo activo. O problema é deles, dos que brincam ao chicote acenourado, porque "L'État c'est lui". O Estado é um inferno dos outros que nos pode queimar." (...)

Esperando fazer com que os meus alunos com acesso à Net possam ganhar interesse por estes postais, espero que venham a compreender melhor, com a ajuda do mestre, o que este "inconveniente" Professor lhes anda a ensinar.

Tenho dito.

Sem comentários: