segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Hinos à hiper-razão dos mitos

O Eterno Retorno dos Mitos

Cumpro-me ao escrever o reflexo que a vida diz em mim. De vez em quando, porque não consigo fazê-lo sempre que, talvez, o devesse dizer aos outros para que, assim , todos possamos ser uma Voz que a Vida ouça, sindicando os males que já ninguém ousa denunciar! Pois que seja esse o pecado comunal, já que esse Todo mais que a soma das partes nos parece, cada vez mais, utopia de sobremesa de intelectuais irrequietos, na ânsia de ainda mostrarem que estão à altura de merecer o saque a que nos prostou a sua falta de coragem! E não digo nomes, nem funções, nem ocupações, nem tão pouco refiro relações! Nessa senda da falta de coragem, ainda dentro da coragem de o escrever!
Apetece citar algo do que leio, e por esse meio também me revejo no que vou vendo serem verdades porque se vêem, sem necessitar de outro espelho que não seja o da realidade que alguns gostariam que não alcançássemos. Pois só assim se sentem heróis! São os coroados pela frustração que querem partilhar com os outros, como se esse fosse o espelho da sua própria cobardia! A sua própria imagem chega para a negação que, no fundo, vêm de si mesmos, e esse é o único elemento que, no abismo da sua existência, lhes tapa a visão da inevitável fatalidade em que sabem viver! Como se o anticristo fosse outro deus feito pelos homens!
Também eu não dou para esse peditório! Não faço essa minha viagem de ser, em cada dia que passa, um pouco mais do sonho que não nos deixam alcançar! Por isso, atendi a esta peça de mais um dos 'bravos' que escrevem no Jornal de Negócios, e que aqui apresento pela primeira vez. Sem o conhecer, sei que o tenho de referenciar!
"A herança de Nietzsche
Alexandre Brandão da Veiga
O cidadão comum, na acepção do homem que aparece em público, tem uma visão sumária do que seja o pensamento de Nietzsche. O mito do eterno retorno, a oposição apolíneo/dionisíaco, ...
O mito do eterno retorno, a oposição apolíneo/dionisíaco, o super-homem, o anticristianismo, a libertação das barreiras morais são os lugares-comuns com que vê a sua obra.

Como quase todos os fundadores da modernidade, Nietzsche é um antimoderno. A modernidade vive desta contradição. É das raras épocas instauradas pelos seus principais detractores. Baudelaire, Proust, Thomas Mann, Goethe, Tocqueville, Gauss, Cantor, Bergson, Chateaubriand, Maxwell. A lista seria interminável e longa de demonstrar. Da física à matemática, da literatura à filosofia e ao pensamento político, Nietzsche integra-se nesta lista infindável.

Herdeiro de Maistre, do pensamento e do estilo francês que tanto admira e começa com Montaigne mas vai até aos românticos, Nietzsche é o grande cultor e a grande vítima do equívoco. Usado pelos nazis, liberais económicos fundamentalistas, extrema-esquerda e altermundialistas (tantos parentescos que têm entre si) para destruir em fronte comum o cristianismo e a noção de tradição e de hierarquia perene, não podia ser mais afastado de todos eles.

O mito do eterno retorno bebeu-o de herança grega e influência indo-europeia (persa e indiana). O problema é que confundiu com retorno o que mais não é que a experiência da identidade na sua imensa estranheza e insistência. A oposição apolíneo e dionisíaco esquece que pelo menos a realidade grega se pode chamar de olímpica nas suas maiores obras. A Ilíada é olímpica e não dionisíaca nem apolínea. A Odisseia é atenaica. Nem Apolo nem Dionisios têm algum papel relevante nela. Hesíodo é olímpico e ctónico. A cada deus se pode cotejar um estilo. E isto esquecendo as divindades ctónicas, e o culto dos heróis. A sua genial interpretação da cultura grega é mais um mote para agir no presente e futuro que uma rigorosa descrição da cultura grega. O super-homem não o encontraria nem na personagem da banda desenhada nem em Hitler, mas talvez mais em Robert Schumann e Alcide de Gasperi, para espanto dos incautos. Os que se sentem herdeiros do seu anticristianismo não percebem que estão dele bem mais afastados que os fervorosos cristãos. Só alguém com uma fervorosa ligação a Cristo vive obcecado em negar o seu ensinamento. A libertação das barreiras morais não significa, como julgam alguns, que tudo vale, mas que só quem tudo vale tudo pode.

Aqueles que se valem de Nietzsche no espaço público, sobretudo os que dele nunca ouviram falar, são das mais variadas espécies zoológicas. Fundamentalistas islâmicos ou do mercado, altermundialistas, libertários de costumes, estetas de autocarro, europeístas da tecnicidade pura. No final de contas, todas as modalidades de acefalia lógica e espiritual da nossa época. A ironia é que estes seus seguidores seriam os primeiros a ser desprezados pelo filósofo.

É que quem vê o Nietzsche de versão vulgata esquece assim as suas vertentes mais importantes: o espírito aristocrático, a exigência moral absoluta, seu amor pela Europa e a importância do estilo.

O espírito aristocrático bebeu-o Nietzsche em fonte grega, mas em geral na indo-europeística. A cultura alemã do fim do século XIX estava a anos-luz do resto do mundo nesta matéria, só tendo havido real recuperação francesa, inglesa e mais tarde russa, na primeira metade do século XX. Já na altura se percebiam as raízes profundamente aristocráticas do pensamento indo-europeu. Basta ver a Ilíada, ou o Mahabaratha. O pensamento aristocrático é alimentado de absoluto (o Bhrama védico, por exemplo), de espírito heróico (o super homem é apenas mais um dos retornos do tema heróico), de uma cultura de desprezo pela menoridade.

A exigência moral absoluta é apenas um dos seus corolários. Quem se reivindica de Nietzsche para justificar o relaxamento moral não se pode enganar mais na porta. Se o dito apocalíptico é o "sede perfeitos como o Pai é perfeito" o de Nietzsche seria "sede vivos como o Pai é vivo". O império da vida é o domínio da exigência moral sem limites, tudo o contrário do relativismo, da tolerância ou do relaxamento. O que Nietzsche critica no cristianismo é a sua falta de exigência, de tolerância pelos fracos, pelos menorizados, os subdesenvolvidos. Nietzsche não quer deitar fora o cristianismo para libertar a vivência tola e incontrolada. Quer uma moral bem mais exigente, sem perdão, sem culpas e consequentemente sem desculpas. Assim sendo, citar Nietzsche querendo dar ideia de que se é democrático de espírito só pode enganar desprevenidos.

Nietzsche é, por outro lado, um dos maiores amantes da Europa, e um profeta da sua unificação. Nietzsche profetizou que a unificação da Europa se faria pela via democrática e aí estaria tanto a sua salvação como os seus maiores perigos. É dos primeiros a sentir a americanização da Europa já no fim do século XIX, no caso pela frenética vivência do tempo. Os mesmos que condenam a Europa pelo seu frenesi esquecem-se que se esta sempre foi irrequieta, mas ser frenética herdou-o da filiação americana. A construção europeia deve-lhe muito, não nas suas modalidades, mas nas possibilidades intelectuais da sua realização.

É raro o grande escritor que não dê acento ao estilo. Falo obviamente apenas de grandes escritores. Apenas me lembro como excepção de Tchekov. É o único caso de imenso escritor em que o estilo claudica (falo em tradução, mas quem sabe da coisa afirma que o mesmo se passa em russo). Mas Nietzsche é talvez o único que fez um texto com o título "porque escrevo tão bem?", título chocante, mas infelizmente em que não se pode apontar crítica porque é eminentemente verdadeiro no seu caso. Quem actualmente se reivindica de Nietzsche mais uma vez se engana no caminho quando não valoriza e não exercita o grande estilo. Era herdeiro consciente da imensa tradição literária francesa e embora seja exagerado dizer que foi por sua via que o grande estilo entrou na literatura alemã, a verdade é que é juntamente com Mann o prosador alemão que mais intensamente liga a consciência do estilo com o seu exercício.

Os seguidores de Nietzsche no espaço público, quando invocam o nome, a obra ou sobretudo os seus argumentos, dizendo que superaram o pensamento cristão, que tudo é relativo, que a Europa é multicultural, esquecem-se que o fundo do pensamento de Nietzsche é ser ele mesmo o templo reconstruído, e no "nulla salus sine ecclesia" ser ele a igreja. Obra de titã, obra de herói, obra de majestade mas absolutamente impiedosa. "Deus morreu" tem muitas leituras, desde a histórica e sociológica, até à metafísica, e em certo sentido mesmo alguma leitura teológica um pouco menos ortodoxa (Cristo-Homem morreu na cruz, mas afinal era Deus, logo...). Mas Nietzsche sabia que a morte de Deus libertava o mundo. E para lá de bem e mal. Para a forma primeva, para o fundamental, mas um fundamental que é um abismo. Nietzsche atira para o abismo quem dele se aproxima, e poucos conseguem nadar nas águas dele.

Que implicações para o espaço público desta equivoca e demérita leitura de Nietzsche a que assistimos diariamente? Mais uma vez se pode pensar que apenas faço exercício de esteta ou que nada do que digo releva para o espaço público.

A parte mais importante do Assim Falava encontra-se na dança de Zaratustra. Sinto-me bem acompanhado nesta perspectiva, porque Jung a aceita e Heidegger não deitaria esta ideia fora. O ideal de Nietzsche é o homem que dança. É simples de se ver. O homem que dança tem a inteligência em todo o corpo e não apenas no cérebro. É por esta perspectiva que Nietzsche, mais que grande filósofo, é grande teólogo, sobretudo teólogo moral.

Mas o problema dos que rasgam horizontes é que deixam farrapos no caminho e na paisagem para que abriram as vistas. A sua moral de impiedade virou-se contra si, não lhe perdoando o fracasso perante a obra heróica. A grandeza de Nietzsche foi ter aberto como nunca antes uma caixa de Pandora na qual nem no fundo viu esperança. O homem público que queira ser seguidor mais ou menos confesso de Nietzsche tem de ser assim perguntado. E perguntado da seguinte forma: Danças? És impiedoso perante a fraqueza? Desprezas o insucesso? É-te inevitável desprezares-te falhando?

É que ou se segue Nietzsche por inteiro ou apenas às fatias. E Nietzsche às fatias é vácuo de sentido. Não se larga o cristianismo senão para um destino heróico simultaneamente individual e impessoal. Ou então está-se largar o cristianismo para o substituir por coisa nenhuma. Mas isso não é ser seguidor de Nietzsche. É apenas ser vazio. Não seguem ninguém. Apenas se vêem ao espelho."

E, dos hinos da minha imaginação libertística, lembro-me de mais esta composição dos America, ainda de tempos em que sonhar era, quotidianamente, como mais uma curva na estrada da vida ...




(America, Donkey Jaw, album America)

Donkey Jaw
Ah, get behind me satan
Quit ravishing the land
Does it take the children
To make you understand?
Ah, all across the nation
People don't understand
Does it take the children
To make a better land?
Then, get behind me satan
Quit ravishing the land
Does it take the children
To make you understand?
Does it take the children
To make a better land?

Hinos à hiper-razão dos mitos

O Eterno Retorno dos Mitos

Cumpro-me ao escrever o reflexo que a vida diz em mim. De vez em quando, porque não consigo fazê-lo sempre que, talvez, o devesse dizer aos outros para que, assim , todos possamos ser uma Voz que a Vida ouça, sindicando os males que já ninguém ousa denunciar! Pois que seja esse o pecado comunal, já que esse Todo mais que a soma das partes nos parece, cada vez mais, utopia de sobremesa de intelectuais irrequietos, na ânsia de ainda mostrarem que estão à altura de merecer o saque a que nos prostou a sua falta de coragem! E não digo nomes, nem funções, nem ocupações, nem tão pouco refiro relações! Nessa senda da falta de coragem, ainda dentro da coragem de o escrever!
Apetece citar algo do que leio, e por esse meio também me revejo no que vou vendo serem verdades porque se vêem, sem necessitar de outro espelho que não seja o da realidade que alguns gostariam que não alcançássemos. Pois só assim se sentem heróis! São os coroados pela frustração que querem partilhar com os outros, como se esse fosse o espelho da sua própria cobardia! A sua própria imagem chega para a negação que, no fundo, vêm de si mesmos, e esse é o único elemento que, no abismo da sua existência, lhes tapa a visão da inevitável fatalidade em que sabem viver! Como se o anticristo fosse outro deus feito pelos homens!
Também eu não dou para esse peditório! Não faço essa minha viagem de ser, em cada dia que passa, um pouco mais do sonho que não nos deixam alcançar! Por isso, atendi a esta peça de mais um dos 'bravos' que escrevem no Jornal de Negócios, e que aqui apresento pela primeira vez. Sem o conhecer, sei que o tenho de referenciar!
7y
"A herança de Nietzsche
Alexandre Brandão da Veiga
O cidadão comum, na acepção do homem que aparece em público, tem uma visão sumária do que seja o pensamento de Nietzsche. O mito do eterno retorno, a oposição apolíneo/dionisíaco, ...
O mito do eterno retorno, a oposição apolíneo/dionisíaco, o super-homem, o anticristianismo, a libertação das barreiras morais são os lugares-comuns com que vê a sua obra.

Como quase todos os fundadores da modernidade, Nietzsche é um antimoderno. A modernidade vive desta contradição. É das raras épocas instauradas pelos seus principais detractores. Baudelaire, Proust, Thomas Mann, Goethe, Tocqueville, Gauss, Cantor, Bergson, Chateaubriand, Maxwell. A lista seria interminável e longa de demonstrar. Da física à matemática, da literatura à filosofia e ao pensamento político, Nietzsche integra-se nesta lista infindável.

Herdeiro de Maistre, do pensamento e do estilo francês que tanto admira e começa com Montaigne mas vai até aos românticos, Nietzsche é o grande cultor e a grande vítima do equívoco. Usado pelos nazis, liberais económicos fundamentalistas, extrema-esquerda e altermundialistas (tantos parentescos que têm entre si) para destruir em fronte comum o cristianismo e a noção de tradição e de hierarquia perene, não podia ser mais afastado de todos eles.

O mito do eterno retorno bebeu-o de herança grega e influência indo-europeia (persa e indiana). O problema é que confundiu com retorno o que mais não é que a experiência da identidade na sua imensa estranheza e insistência. A oposição apolíneo e dionisíaco esquece que pelo menos a realidade grega se pode chamar de olímpica nas suas maiores obras. A Ilíada é olímpica e não dionisíaca nem apolínea. A Odisseia é atenaica. Nem Apolo nem Dionisios têm algum papel relevante nela. Hesíodo é olímpico e ctónico. A cada deus se pode cotejar um estilo. E isto esquecendo as divindades ctónicas, e o culto dos heróis. A sua genial interpretação da cultura grega é mais um mote para agir no presente e futuro que uma rigorosa descrição da cultura grega. O super-homem não o encontraria nem na personagem da banda desenhada nem em Hitler, mas talvez mais em Robert Schumann e Alcide de Gasperi, para espanto dos incautos. Os que se sentem herdeiros do seu anticristianismo não percebem que estão dele bem mais afastados que os fervorosos cristãos. Só alguém com uma fervorosa ligação a Cristo vive obcecado em negar o seu ensinamento. A libertação das barreiras morais não significa, como julgam alguns, que tudo vale, mas que só quem tudo vale tudo pode.

Aqueles que se valem de Nietzsche no espaço público, sobretudo os que dele nunca ouviram falar, são das mais variadas espécies zoológicas. Fundamentalistas islâmicos ou do mercado, altermundialistas, libertários de costumes, estetas de autocarro, europeístas da tecnicidade pura. No final de contas, todas as modalidades de acefalia lógica e espiritual da nossa época. A ironia é que estes seus seguidores seriam os primeiros a ser desprezados pelo filósofo.

É que quem vê o Nietzsche de versão vulgata esquece assim as suas vertentes mais importantes: o espírito aristocrático, a exigência moral absoluta, seu amor pela Europa e a importância do estilo.

O espírito aristocrático bebeu-o Nietzsche em fonte grega, mas em geral na indo-europeística. A cultura alemã do fim do século XIX estava a anos-luz do resto do mundo nesta matéria, só tendo havido real recuperação francesa, inglesa e mais tarde russa, na primeira metade do século XX. Já na altura se percebiam as raízes profundamente aristocráticas do pensamento indo-europeu. Basta ver a Ilíada, ou o Mahabaratha. O pensamento aristocrático é alimentado de absoluto (o Bhrama védico, por exemplo), de espírito heróico (o super homem é apenas mais um dos retornos do tema heróico), de uma cultura de desprezo pela menoridade.

A exigência moral absoluta é apenas um dos seus corolários. Quem se reivindica de Nietzsche para justificar o relaxamento moral não se pode enganar mais na porta. Se o dito apocalíptico é o "sede perfeitos como o Pai é perfeito" o de Nietzsche seria "sede vivos como o Pai é vivo". O império da vida é o domínio da exigência moral sem limites, tudo o contrário do relativismo, da tolerância ou do relaxamento. O que Nietzsche critica no cristianismo é a sua falta de exigência, de tolerância pelos fracos, pelos menorizados, os subdesenvolvidos. Nietzsche não quer deitar fora o cristianismo para libertar a vivência tola e incontrolada. Quer uma moral bem mais exigente, sem perdão, sem culpas e consequentemente sem desculpas. Assim sendo, citar Nietzsche querendo dar ideia de que se é democrático de espírito só pode enganar desprevenidos.

Nietzsche é, por outro lado, um dos maiores amantes da Europa, e um profeta da sua unificação. Nietzsche profetizou que a unificação da Europa se faria pela via democrática e aí estaria tanto a sua salvação como os seus maiores perigos. É dos primeiros a sentir a americanização da Europa já no fim do século XIX, no caso pela frenética vivência do tempo. Os mesmos que condenam a Europa pelo seu frenesi esquecem-se que se esta sempre foi irrequieta, mas ser frenética herdou-o da filiação americana. A construção europeia deve-lhe muito, não nas suas modalidades, mas nas possibilidades intelectuais da sua realização.

É raro o grande escritor que não dê acento ao estilo. Falo obviamente apenas de grandes escritores. Apenas me lembro como excepção de Tchekov. É o único caso de imenso escritor em que o estilo claudica (falo em tradução, mas quem sabe da coisa afirma que o mesmo se passa em russo). Mas Nietzsche é talvez o único que fez um texto com o título "porque escrevo tão bem?", título chocante, mas infelizmente em que não se pode apontar crítica porque é eminentemente verdadeiro no seu caso. Quem actualmente se reivindica de Nietzsche mais uma vez se engana no caminho quando não valoriza e não exercita o grande estilo. Era herdeiro consciente da imensa tradição literária francesa e embora seja exagerado dizer que foi por sua via que o grande estilo entrou na literatura alemã, a verdade é que é juntamente com Mann o prosador alemão que mais intensamente liga a consciência do estilo com o seu exercício.

Os seguidores de Nietzsche no espaço público, quando invocam o nome, a obra ou sobretudo os seus argumentos, dizendo que superaram o pensamento cristão, que tudo é relativo, que a Europa é multicultural, esquecem-se que o fundo do pensamento de Nietzsche é ser ele mesmo o templo reconstruído, e no "nulla salus sine ecclesia" ser ele a igreja. Obra de titã, obra de herói, obra de majestade mas absolutamente impiedosa. "Deus morreu" tem muitas leituras, desde a histórica e sociológica, até à metafísica, e em certo sentido mesmo alguma leitura teológica um pouco menos ortodoxa (Cristo-Homem morreu na cruz, mas afinal era Deus, logo...). Mas Nietzsche sabia que a morte de Deus libertava o mundo. E para lá de bem e mal. Para a forma primeva, para o fundamental, mas um fundamental que é um abismo. Nietzsche atira para o abismo quem dele se aproxima, e poucos conseguem nadar nas águas dele.

Que implicações para o espaço público desta equivoca e demérita leitura de Nietzsche a que assistimos diariamente? Mais uma vez se pode pensar que apenas faço exercício de esteta ou que nada do que digo releva para o espaço público.

A parte mais importante do Assim Falava encontra-se na dança de Zaratustra. Sinto-me bem acompanhado nesta perspectiva, porque Jung a aceita e Heidegger não deitaria esta ideia fora. O ideal de Nietzsche é o homem que dança. É simples de se ver. O homem que dança tem a inteligência em todo o corpo e não apenas no cérebro. É por esta perspectiva que Nietzsche, mais que grande filósofo, é grande teólogo, sobretudo teólogo moral.

Mas o problema dos que rasgam horizontes é que deixam farrapos no caminho e na paisagem para que abriram as vistas. A sua moral de impiedade virou-se contra si, não lhe perdoando o fracasso perante a obra heróica. A grandeza de Nietzsche foi ter aberto como nunca antes uma caixa de Pandora na qual nem no fundo viu esperança. O homem público que queira ser seguidor mais ou menos confesso de Nietzsche tem de ser assim perguntado. E perguntado da seguinte forma: Danças? És impiedoso perante a fraqueza? Desprezas o insucesso? É-te inevitável desprezares-te falhando?

É que ou se segue Nietzsche por inteiro ou apenas às fatias. E Nietzsche às fatias é vácuo de sentido. Não se larga o cristianismo senão para um destino heróico simultaneamente individual e impessoal. Ou então está-se largar o cristianismo para o substituir por coisa nenhuma. Mas isso não é ser seguidor de Nietzsche. É apenas ser vazio. Não seguem ninguém. Apenas se vêem ao espelho."

E, dos hinos da minha imaginação libertística, lembro-me de mais esta composição dos America, ainda de tempos em que so nhar era, quotidianamente, como mais uma curva na estrada da vida ...


(America, Donkey Jaw, album America)

Donkey Jaw
Ah, get behind me satan
Quit ravishing the land
Does it take the children
To make you understand?
Ah, all across the nation
People don't understand
Does it take the children
To make a better land?
Then, get behind me satan
Quit ravishing the land
Does it take the children
To make you understand?
Does it take the children
To make a better land?

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Tibetan Refugees Shot by Chinese Soldiers

A caçada aos tibetanos continua, promovendo a diplomacia europeia e mundial a mais uma candidatura à ineficácia do Direito Internacional.



Aqui transcrevo o texto em inglês que, juntamente com a peça que, creio, corre o Mundo inteiro, me chegou da ICT (ver o sidebar do blogue).

"Membership Action Alert on Nangpa Shootings
Dear Tibet friend,

Over the last week you will have seen ICT's detailed reports on the shooting of Tibetans by Chinese military personnel near the Tibet-Nepal border on 30 September. Thus far, ICT can confirm that a 17-year old nun was killed in the incident, as Tibetans fleeing into exile were fired upon while crossing the snowy Nangpa Pass on the refugee route to Nepal. Nine children aged between 6 and 10 years.

The incident occurred in the vicinity of the Cho Oyu Mountain advanced base camp and was witnessed by as many as 40 western climbers from various countries. Last week ICT was able to obtain direct eyewitness information from the climbers. By Wednesday ICT had obtained its first photograph from the scene, and by Friday ICT was receiving video footage from a Romanian TV crew that had been filming a climbing team in the region. Watch the video footage of the shootings at http://www.protv.ro/stiri/international/exclusive-footage-of-chinese-soldiers-shooting-at-tibetan-pilgrims.html.

ICT was able to confirm this weekend that the young Tibetan male filmed hiding from the Chinese military in the video footage did indeed reach Nepal safely and is now at the Tibetan Reception Centre in Kathmandu.

ICT has been working hard on this case, both through its field team in Nepal and via its communications and government relations teams, alerting the media, informing on the story and engaging governments to pressure an official explanation from the Chinese government. The Chinese State Media agency Xinhua has said the soldiers acted in self-defence. Video footage of the incident proves that this response to the killing of an unarmed nun and the firing of live ammunition at children as young as 6 is unacceptable!

On 19 October EU officials will meet Chinese officials as part of their bi-annual Human Rights Dialogue. We urge you to contact your MP and your Foreign Affairs Minister to condemn the killings and demand that your government condemn this incident directly to the Chinese government.

Take action at www.savetibet.org/action

Thank you for your support!
/The ICT Campaigns Team

Press Clippings

Video Footage at YouTube
www.youtube.com/watch?v=w1oq0hb7C0c

Reuters Article
http://today.reuters.co.uk/news/CrisesArticle.aspx?storyId=PEK359293&WTmodLoc=World-R5-Alertnet-4"

Oxalá, para breve, chegue a libertação!

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Against corruption, "Sacred Words Of Liberation"

Contemplando ... o que a razão consegue apreender ... e ensinar aos mais novos!...

Vejo-me e revejo-me nestes últimos artigos deste arti(culi)sta que é o Sérgio Figueiredo. Não por qualquer identificação, ideológica (implícita) ou outra, mas também pelo seu sentido de oportunidade! Esta 'tirada' (sobre a prioridade institucional atribuída ao combate à corrupção) vem mesmo na altura certa! E, também por coincidência ou não, tenho alunos de Ciência Política motivados para a pesquisa sobre o tema, na "Área de Projecto". Ali, será enquadrado conceptualmente nos "Desvios Sociais", que é como quem diz, dos alunos que temos, que apesar de estarem classificados, comparativamente à escala internacional, como pouco produtivos (a dita ineficácia do sistema de ensino, ou, melholr dizendo, a ineficácia que conduz à tal baixa produtividade ...), eles atestam-nos da atenção com que a sociedade civil sente e vive o este problema social específico.
É, acima de tudo, uma questão sócio-política fundamental, numa sociedade composta por homens que, queira-se ou não, vivem cabalmente segundo o alinhamento conceptual da espécie "homo sapiens sapiens"! Ou seja, é uma questão que se reportará, sempre, ao ambiente cívico da CIDADANIA!!!
Querendo ser vós activa, se não decisiva, pelo menos que tenhamos voz participativa no processo!
Bem haja a todos por tudo isso! Da minha parte, uma prece,
através da evocação de um trecho do Lama Gyurme - Sacred Words Of Liberation


"Corrupção no OE
Não é por acaso que Portugal sobe na tabela internacional da corrupção e não pára de descer no ranking da competitividade. Afinal, as duas coisas estão ligadas. A corrupção é um obstáculo sério ao progresso económico de uma nação.

Sérgio Figueiredo
É sobretudo uma perversão moral, fonte de exclusão social.
Não temos estatísticas credíveis sobre a prática de crimes económicos. Mas temos a certeza de que o fenómeno existe e tende a generalizar-se. O sistema de justiça não funciona. E a impunidade é o desfecho certo dos casos mais mediatizados. Resultado? A dissuasão não existe, propaga-se a ideia de que o crime compensa.

O que o Presidente da República veio dizer é que não pode ser assim. Não pode, nem deve. Por isso veio convocar toda a gente para atacar o flagelo. Colocar o tema da corrupção na agenda significa uma caça às bruxas? Obviamente que sim.

A sociedade tem de ser confrontada com os nódulos do sistema, tem de identificar os seus tumores, extirpá-los um a um, agir onde os processos emperram, apurar responsabilidades, enfim, limpar a máquina e pô-la a funcionar.

Senão continuamos no discurso politicamente correcto. Senão a intervenção de Cavaco Silva vai para o arquivo-morto do Palácio de Belém, onde jazem tantos discursos, igualmente bem-intencionados, do doutor Jorge Sampaio e outros Presidentes da República. Porque os presidentes mudam, mas a República não.

Senão não haverá um verdadeiro estímulo para a sociedade mudar de atitude. Mesmo que os políticos disponibilizem mais recursos. Como vai acontecer no próximo ano, num Orçamento de aperto, mas que reforça as transferências financeiras para quem está na linha da frente deste combate.

É muito importante que o Governo responda ao apelo do Presidente. E é muito importante que a atitude não morra com o pretexto de que falta dinheiro. E, neste país, a falta de dinheiro serve de pretexto para justificar tudo.

Atacar a corrupção pode não ser suficiente. Falta qualidade nas organizações partidárias. Há o défice de participação da sociedade civil. A força dos monopólios no sector privado.
A fragilidade do poder das instituições.

Mas ignorar o problema, esconder os sintomas, calar as vozes que falam, mesmo as que falam pelas piores razões, é contribuir, ainda que passivamente, para que jamais nos libertemos desta maldita crise nacional. E da incapacidade de nos levarmos a sério.

Enganam-se aqueles que pensam que os crimes económicos são um problema à parte do problema da economia. Análises empíricas mostram que os níveis de investimento são mais elevados nos países onde é elevada a percepção de combate aos crimes de "colarinho branco". O Banco Mundial também tem resultados que confirmam a correlação entre a corrupção na administração pública e o desempenho das empresas.

O investimento, estrangeiro ou nacional, depende da qualidade do ambiente de negócios de um país. O bom ambiente de negócios pressupõe um Estado de confiança. E este Estado é, finalmente, o garante do exercício da justiça, da estabilidade das regras, da previsibilidade na conduta das instituições e da transparência nas decisões.

O país perdeu-se, há muito, e não se sabe em que parte, nesta sequência virtuosa. O que o Estado nos está a indicar no seu Orçamento para o próximo ano é, não tanto os milhões a mais para a PJ ou para o Ministério Público, mas a definição clara de uma prioridade. E, entre as suas prioridades, o país não tem só de equilibrar as contas públicas. Precisa urgentemente de recuperar alguns dos valores mais básicos. Como a decência."